Passeio turístico-religioso à Curitiba

Deixe um comentário

Amanhã, domingo, dia 06, de maio, a Fraternidade São Luchésio e Buonadona fará um passeio turístico-religioso à cidade de Curitiba, com saída as 6:30h em frente à Igreja de Santa Inês em Balneário Camboriú e com retorno previsto para o fim da tarde do mesmo dia.

Participaremos da Santa Missa no Rito Tridentino, na Igreja da Ordem Terceira, localizada no centro histórico de Curitiba (largo da ordem) e de lá vamos almoçar no bairro Santa Felicidade.

Na parte da tarde visitaremos a Igreja dos Frades Franciscanos Capuchinhos na Mercês e a Capela da Medalha milagrosa.

Por este motivo o blog deverá ser atualizado apenas na noite de domingo, já com as fotos do passeio.

Que o Senhor Deus guie nossos caminhos e possamos todos viver bons momentos de espiritualidade franciscana e de vida em fraternidade.

Paz e bem!

Rodrigo Hogendoorn Haimann, ofs

Tv Franciscanos | – V Domingo de Páscoa – Reflexão do Evangelho

Deixe um comentário

Fonte: http://www.pvf.com.br

Pode um cristão mentir?

Deixe um comentário

O salmista não se mostra muito generoso, quando, num momento de decepção, exclama: “Todos os homens são mentirosos” (Sl 116,11). Ser amante da verdade é um aprendizado. Para fugir de complicações, todos temos a tendência para a dissimulação, isto é, procuramos enganar para nos safar de eventuais punições. Só Jesus mesmo para poder dizer: “Eu sou a verdade” (Jo 14,6).
Conheço algumas circunstâncias – as mentirinhas profissionais – em que não se produz culpa. Por exemplo: a enfermeira avisa, ao aplicar uma injeção: “não vai doer”. Ou o pároco, quando vai pedir ajuda financeira aos fiéis: “esta é a última campanha que vamos fazer”. São as tais mentirinhas inocentes, que não prejudicam ninguém. Mas São Tomás de Aquino ensina que existe uma situação, na qual podemos até mentir em assunto sério. É quando alguém pergunta se nós cometemos certos crimes. É lícito negar, mesmo sendo culpados, porque o ônus da prova cabe ao acusador.
O critério melhor para aquilatar a vileza de uma mentira é verificar o mal que ela produz e os sofrimentos que provoca. A contragosto, refiro-me a homens e mulheres que ocupam cargos de maior relevância como ministros do Supremo Tribunal Federal. Não posso deixar de comentar a fraqueza de alguns ao basearem seu raciocínio contra os direitos das crianças anencefálicas (melhor seria dizer meroencefálicas), com argumentos mais do que equivocados.
Vários ministros e ministras afirmaram que não podem aceitar a intromissão de razões religiosas para julgar a favor da vida dessas crianças. Isso é uma afirmação falsa. É notório que os maiores defensores das crianças provém das fileiras das Igrejas. No entanto, nenhum representante veio argumentar com razões religiosas. Ninguém debateu com argumentos bíblicos. Nenhum aduziu que o Papa não quer.
Os argumentos foram todos humanitários, filosóficos, científicos e de amor à vida. Tais ministros, conscientemente, afrontaram o bom senso, construindo seu voto em cima de uma base errônea. Isso deu um sentimento de insegurança a todos nós. Só vejo uma possibilidade, de eles recuperaram, aos poucos, a confiança da nação seriamente abalada: julgar, com retidão, os envolvidos no mensalão. “A verdade vos libertará” (Jo 8, 32).

Dom Aloísio Roque Oppermann scj
Arcebispo Emérito de Uberaba – MG

Fonte: http://www.cancaonova.com

Papa escreve a Raúl Castro: “Que Cuba avance pelos caminhos da liberdade”

Deixe um comentário

O Papa Bento XVI deseja que Cuba avance pelos caminhos da “liberdade, da solidariedade e da concórdia”, de acordo com uma carta enviada ao Presidente Raúl Castro, para agradecer-lhe a hospitalidade e a atenção que recebeu em sua visita à Ilha em março passado.
“Peço ao Altíssimo que Cuba continue avançando com decisão pelos caminhos da liberdade, da solidariedade e da concórdia para o bem comum e o reto progresso de todos seus filhos e filhas”, destacou o pontífice na missiva publicada integralmente na sexta-feira, 4 de maio, pelo jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba (PCC, único).
Segundo o jornal, a carta é datada de 3 de abril e Raúl Castro a recebeu no dia 27 de abril.
Bento XVI expressa ao presidente cubano sua “viva gratidão” pelas “esmeras atenções” que recebeu durante a visita pastoral: “Pude encontrar-me com os cubanos, para confirmá-los na fé e alentá-los para que todos se sintam protagonistas indispensáveis na construção de um futuro sereno, luminoso e cheio de esperança”, encomendando as “justas” aspirações do povo a Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira da Ilha.
Bento XVI visitou Cuba procedente do México entre os dias 26 e 28 de março, em sua segunda viagem à América Latina, depois do Brasil em 2007.
Na Ilha, visitou as cidades de Santiago e Havana, conheceu o Santuário da Virgem da Caridade do Cobre e se encontrou com o Presidente Raúl Castro e seu irmão, Fidel.
Um dos frutos mais imediatos da viagem foi a decisão do Governo cubano de declarar feriado a Sexta-feira Santa, em resposta a um dos pedidos feito pelo Pontífice.

Fonte: http://www.radiovaticana.org

Ordenação de 35 novos Sacerdotes do Opus Dei ao vivo pela Web

Deixe um comentário

Hoje à tarde, sábado, 5 de maio, D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, dará a ordenação sacerdotal a 35 diáconos da Prelazia. A cerimônia será realizada em Roma, na Basílica de Santo Eugênio às 16h00.

Os novos sacerdotes vêm de Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Colômbia, Filipinas, Itália, Quênia, México, Peru, Polónia, Espanha e Suíça. Será possivel acompanhar a cerimônia ao vivo pela Internet, através do site do Opus Dei. Neste link estão as informações sobre a lista dos ordenados e sobre a transmissão  http://www.opusdei.it/art.php?p=48723~~HEAD=NNS.

Entre os novos sacerdotes está o médico italiano Giovanni Zaccaria, nascido em Roma há 33 anos. Ele estudou Medicina na Universidade de Verona, onde viveu por vários anos e onde obteve sua especialização em Cardiologia.

Como você passa de médico a sacerdote? “É Deus quem guia você – diz ele – olhando para trás no tempo eu percebi que havia um fio contínuo que me trouxe até aqui. Deus me colocou diante de pessoas que me precederam na doação: minha mãe, com uma carreira de bióloga deixou tudo para cuidar da família; o padre da minha paróquia, que eu ajudava durante a missa; os médicos que cuidaram do câncer de minha mãe. Neles Deus mostrou-me sua vontade, pouco a pouco”. O texto completo do testemunho de Giovanni Zacaria está disponível em:Http://www.opusdei.it/art.php?p=48747

Um dos mais jovens a ser ordenado é Janvier Mahougnon Gbenou, que nasceu no Benin há 31 anos. É o primeiro fiel do Opus Dei do país a receber o sacerdócio. Quando perguntado “você está com medo de se ordenar sacerdote?” Janvier respondeu: “Não, não. Pelo contrário, eu tenho três motivos para estar traqnuilo. O primeiro é saber que me ajudam as orações de muitos cristãos. O segundo é que, uma vez ordenado, devo ter o cuidado de transmitir a mensagem e a graça de Cristo. Transmitir, e não inventar ou improvisar. O que eu darei não será meu, mas de Cristo. Enfim, me sinto seguro porque eu sei que estou nas mãos da Virgem Maria, a Mãe de todos os sacerdotes”. O trabalho apostólico da Prelazia em seu país ainda não começou de uma forma estável.

Entre os mais idosos desta nova safra de sacerdotes é Mario Pagani, de 54 anos, engenheiro, nascidoem Ramos Mejia, Argentina. Ele trabalhou como engenheiro por18 anos na Bolívia, dirigindo duas ONGs especializadas em apoio aos agricultores e pecuaristas do planalto. “No planalto boliviano – diz – muitos agricultores não conseguem boas colheitas por falta de conhecimento sobre agricultura e sistemas de irrigação.

Por este motivo criamos a ONG Ayni, que na língua local significa “ajuda conjunta”. A idéia era que os camponeses, com as nossas recomendações, ajudassem uns aos outros em benefício de todos”. Refletindo sobre seu futuro como sacerdote, diz: “Deus quer que transmitamos a muitas pessoas a felicidade que vem Dele. Isto é o que desejo como sacerdote: dividir entre os homens os dons que o Senhor distribui através de seus sacerdotes”

Fonte: http://www.zenit.org

No Piauí, diocese lança subsídio para mês mariano, com textos de João Paulo II

Deixe um comentário

A Diocese de Campo Maior (PI) lançou neste mês um subsídio com reflexões sobre o Beato João Paulo II à Virgem Maria, que está sendo utilizado nas paróquias da região. Trata-se de um trabalho elaborado pelo bispo diocesano, Dom Eduardo Zielski, com a colaboração de algumas pessoas.

De acordo com o bispo, a motivação para a elaboração do material neste mês mariano se deve ao carinho do papa João Paulo II pela Virgem Maria. “O seu lema episcopal também era dirigido a Ela: “TOTUS TUUS”, ó Maria. Então, apresentamos alguns pronunciamentos de João Paulo II sobre a Maria”.
Neste mês de maio, completa-se um ano da beatificação do papa polonês. Para dom Eduardo, o subsídio deve ajudar as comunidades a recordar a memória do beato, ao mesmo tempo em que fazem o aprofundamento sobre a espiritualidade mariana.

Evangelho – Jo 14,7-14

Deixe um comentário

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes.” Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: “Mostra-nos o Pai”? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.
Palavra da Salvação.

Santo Ângelo

Deixe um comentário

Nasceu em Jerusalém em 1185, numa família de tradição judaica.
Através de um sonho se converteu ao Cristianismo. Neste sonho, Nossa Senhora o visitou, dizendo que sua família receberia uma grande graça: o nascimento de uma nova criança, mesmo seus pais sendo de idade avançada.
E assim aconteceu. Ângelo percebeu o chamado de Deus, e recebeu junto com seu irmão recém-nascido, a graça do santo Batismo.
Santo Ângelo se abriu à vontade de Deus através da vida de oração e penitência. Quanto ao seu lugar na Igreja, fez experiência religiosa em vários mosteiros da Palestina e Ásia Menor, até que, ao passar o tempo num Carmelo, entrou na ordem consagrada a Nossa Senhora, a família Carmelita.
Da Itália foi para a Sicília, e já sacerdote, fez um belo trabalho apostólico.
Um homem dócil e corajoso. Certa vez, ao pregar, deparou-se com a graça da conversão de uma mulher que vivia no adultério com um senhor de muitas posses. Ela se abriu ao Evangelho, mas ele não. E este, mandou assassinar Santo Ângelo, que foi morto após uma pregação com apenas 34 anos.

Santo Ângelo, rogai por nós!